domingo, 25 de outubro de 2009

Como não organizar um Rally de Regularidade

Para não ficar muito tempo sem provas e acabar "enferrujando", resolvemos participar no dia 27 de setembro de uma prova do Rallye Clube do Brasil. A prova não é exclusiva para carros 4x4 mas é semelhante às que participamos, o trajeto pode ser feito também por carros 4x2 pois se limita a estradões de terra sem grandes dificuldades de terreno.
Antes da largada já encaramos uma certa desorganização com dúvidas em relação aos equipamentos embarcados permitidos por categoria, precisei mostrar o email que me retornaram dias antes da prova quando questionei sobre o assunto. Outra dificuldade foi localizar o relógio oficial da prova, o qual era um reloginho de R$1,99 (os PCs também utilizavam o mesmo relógio). Sabemos que este reloginho não é nada confiável e deixa de funcionar de uma hora pra outra.
O maior problema foi na divulgação das parciais, mais precisamente no PC8 onde 80% dos carros não passaram e tomaram a pontuação máxima de 600 pontos. Acreditem, quem não passou sobre a letra "R" da tulipa (imagem abaixo) e seguiu direto na estrada não foi marcado pelo PC.
Mesmo com os recursos de quase todas as equipes o PC foi confirmado. Questionei e foi confirmado pela diretora da prova se a exigência de passar exatamente onde está o "R" constava no regulamento (que não existe no padrão internacional de código tulipa) pois pela tulipa também era permitido o caminho reto pela estrada. Reli o regulamento no dia seguinte à prova e não tinha nada relacionado ao "R", isto é, a direção da prova não conhece seu próprio regulamento.
O resultado foi somente um 4o. lugar e uma decepção total por parte de toda a equipe.
Conclusão: uma prova para ser considerada boa deve ter uma organização de bom senso, coerente e com um mínimo de experiência resultando em credibilidade e um grid sempre cheio.
Não participaremos e também não recomendamos as provas realizadas pela organização do Rally Clube do Brasil.

Um comentário:

  1. Sou de minhas Gerais e estou interessado em organizar um rally e gostaria de saber por onde começar. Caso possa me dar dicas agradeço

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário para o fórum. Ao final clique em "Postar comentário". Não esqueça seu nome e link para sua página (se tiver) selecionando em "Comentar como". Comentários com conteúdo abusivo, vulgar ou insultuoso serão removidos.