O que é Rally de Regularidade?

Rally de Regularidade é uma prova automobilística na qual o objetivo da equipe, piloto e navegador, é seguir o trajeto determinado pela organização mantendo médias horárias pré-estabelecidas. Normalmente é realizada em estradas não pavimentadas e trilhas que podem ser abertas ou fechadas ao trânsito normal de veículos.

Competição
Mesmo sendo uma competição com a participação de vários veículos não há disputa direta de posições entre os competidores. A largada ocorre de 1 em 1 minuto e normalmente não ocorrem ultrapassagens durante a prova pois todas as equipes devem manter a mesma velocidade. As equipes competem contra sua própria capacidade de manter as médias horárias e o caminho correto.  


Velocidades
As médias variam no decorrer da prova e são compatíveis com o terreno onde a prova se desenvolve e categoria dos competidores. As médias impostas em trechos perigosos são bem reduzidas ou limitadas por radar sujeitando as equipes a penalizações. Tudo para manter a segurança e integridade dos competidores.

Categorias
São divididas em:
  1. Novatos, amadores, iniciantes ou light: categoria de entrada nos rallies para equipes sem experiência em competições;
  2. Turismo: para competidores com boa experiência em provas do gênero. Nesta categoria já devem ser filiados à CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo;
  3. Graduados ou master: para competidores com vasta experiência e bem pontuados em campeonatos nacionais e regionais. A CBA controla a categoria de cada competidor não permitindo a participação em categorias inferiores.
Equipamentos de navegação
Na categoria Novatos só é permitido o uso do odômetro do carro (marca quilometragem), calculadora e, em algumas provas, calculadora programável, notebook, palm e smatphone com programa para auxiliar o cálculo de tempo e distância. A categoria Turismo também pode utilizar odômetro digital aferível no qual é possível visualizar, avançar ou retroceder a distância de metro em metro e também regulá-lo para que marque exatamente igual ao carro que fez o levantamento da prova aumentando a precisão na manutenção das médias horárias. Não é permitido equipamento de navegação integrada que indica tempo/distância de atraso ou adianto e é ligado a sensores de movimento do veículo. Já na categoria Graduados é liberado o uso de qualquer tipo de equipamento.


Siga o caminho correto
Em um Rally de Regularidade não há mapas, o trajeto da prova é determinado pelo livro de bordo ou planilha. Cada linha do livro de bordo contém as informações de distância, média horária determinada e caminho a seguir determinado pela representação gráfica denominada Tulipa. O código Tulipa é padronizado internacionalmente e deve representar o mais fiel possível  o que a equipe encontrará na distância especificada. O ponto representa o local onde a equipe se encontra e a seta o caminho a seguir. Abaixo temos um exemplo de uma das instruções de uma planilha:  depois de 2,750 Km da última zerada do odômetro do carro, em exatas 1 hora, 30 minutos e 30 segundos da largada, a equipe deve entrar à esquerda descendo e alterar a velocidade para 33 Km/h a partir deste ponto.


Apuração
Vence quem perde menos pontos. No trajeto da prova são definidos PCs (Postos de Cronometragem) que são revelados às equipes somente ao término da competição. O registro do tempo em que a equipe passa pelo PC é comparado com o tempo ideal e cada décimo de segundo atrasado perde-se 1 ponto. Passagens adiantadas são penalizadas com 2 pontos por décimo de segundo. A soma da perda de pontos em todas as passagens define a performace da equipe.

Navegador
A função do navegador é passar para o piloto todas as instruções da planilha. Como o piloto não consegue olhar para a planilha durante a prova, cabe ao navegador descrever a direção a ser seguida, a configuração da referência que está por vir (Tulipa), alterações de velocidades, fazer uma contagem regressiva do tempo para chegada a esta referência, alertar quanto a riscos identificados pela organização no campo de observações e corrigir o odômetro (para Turismo e Graduados).

Piloto
Como o próprio nome diz, cabe ao piloto a condução do veículo e seguir todas as instruções do navegador. A grande dificuldade em um Rally de Regularidade é manter exatamente a média estabelecida, caso ocorra um atraso deve-se acelerar para compensar o tempo perdido e prestar uma atenção especial para não acelerar demais pois a penalização é maior quando a equipe passa por um PC adiantada. A familiarização com o veículo é importante para o piloto sempre estar na marcha correta, saber os limites para entrar em curvas e principalmente evitar que as rodas girem em falso (patinem) pois acarreta erro no odômetro.

Trabalho em equipe é fundamental
O sucesso de algumas equipes vem da forma da comunicação entre piloto e navegador. Duplas experientes desenvolvem uma forma própria de diálogo durante as provas com expressões curtas, temos representativos e gestos. Treinamentos e a participação da mesma dupla em diversas provas aumenta a integração entre piloto e navegador que é essencial para o sucesso no resultado de um Rally de Regularidade.


Participe você também
Nunca é tarde para iniciar sua participação em rallies. Nas categorias de entrada não é preciso nenhuma preparação no veículo. São organizadas provas mais leves em estradas de terra bem conservadas para veículos de tração normal e provas específicas para veículos 4x4 com tração reduzida que conduzem estes para estradas quase intransitáveis, trilhas, travessias de rios e grandes erosões levando as equipes para onde só estes veículos podem transpor.
Os organizadores costumam promover aulas de navegação com dicas de condução para equipes inexperientes.
Pilotos devem ser habilitados, para navegadores a idade mínima é 16 anos e para acompanhantes (que vão no banco de trás e são chamados de zequinhas) a idade mínima é 10 anos. Menores sempre devem apresentar autorização dos pais.
Além das provas multimarcas algumas montadoras promovem campeonatos exclusivos para carros própria marca. O maior campeonato nacional de Rally de Regularidade é organizado pela Mitsubishi e chega a ter a participação de 270 equipes.
Visite os sites abaixo, pegue mais informações, veja o calendário de provas e reserve na sua agenda. Prepare-se para finais de semana de emoções indescritíveis e para fazer muitos amigos.


"Um dia que rally equivale a 15 dias de férias" - declaração de um piloto após participar de uma prova.